Miniatura do termo

Assunto Duit

O duit (pronunciado [/ˈdujt/]); plural: duiten ; em inglês: doit) é uma antiga moeda de cobre holandesa. Era fabricada no território da República Holandesa e tornou-se depois uma moeda internacional. Seu valor era de 1/8 stuiver.

Etimologia
Etimologicamente, a palavra duit é proveniente do neerlandês médio e significa um tipo de moeda pequena.

História
A Companhia Holandesa das Índias Orientais (VOC) encomendou uma moeda especial com um monograma gravado nela a fim de evitar o contrabando. A moeda foi cunhada pela primeira vez durante o século XVII na República Holandesa e foi emitida na Holanda até o ano de 1816, quando foi substituido por centavos e ½ centavos. Tornou-se depois uma moeda internacionalizada, tendo sido também emitida nas Índias Orientais Neerlandesas, Ceilão Holandês e Malabar.[4] Apenas esses tipos de moedas eram válidos para uso na era colonial na Indonésia. O maior destino das moedas duit foi Java. Duit também foi usado em partes da Américas, enquanto estavam sob o domínio holandês, como Nova Amsterdã (atualmente Nova York) e Suriname; e na África na Colônia do Cabo.

O nome da moeda foi preservado nos Países Baixos por muito tempo como vierduitstuk (ou ‘plak’ ), porque valia 4 duiten = meio stuiver (ou 2½ centavos).