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Coleção de Selos D. Pedro II Império

3.6.1.2 – NUMIS RNC CFMS FILA IMPÉRIO – Selos do Império abrangendo: Selos Regulares, Jornais, Telegramas, Inteiros Postais e Fiscais.

Entre 1866 e 1883 foram emitidos selos com a efígie do Imperador D. Pedro II, em cores, picotados ou cortados em linha, para facilitar a sua separação das respectivas estampas, gravados e impressos nos Estados Unidos, pela “American Bank Note Co.”.
De 1884 a 1888, alteraram-se os desenhos dos nossos selos, aparecendo nos mesmos figuras diversas.

1-7-1866 – “DOM PEDRO II

Em decorrência de aumento das tarifas postais e da unificação do porte (sem distinção entre porte terrestre e marítimo), novos selos, agora com a efígie do Imperador Pedro II, formam encomendados nos Estados Unidos da América do Norte. O American Bank Note, conhecida na filatelia como ABN, produziu os selos nos valores requisitados e com denteação 12, uma novidade na época.
A partir das fotos de Stahl e Wahnschaffe (Rio de Janeiro, 1865), os selos foram gravados em chapas de 100 selos de cada valor. Do 100 réis são conhecidos 4 tipos.

1-7-1876 – DOM PEDRO II – “PERCÉ”
Dez anos após a emissão da série denteada o ABN produziu, com as mesmas chapas, a série denominada “percé”, na qual a separação entre os selos é feita mediante uma sucessão de pequenos cortes entre os selos.
A imprensa na época criticou esta emissão dizendo que o Imperador desejava ser mais jovem, uma vez que nesta data ele já portava uma vasta barba branca (ver série seguinte).

1877/78 – DOM PEDRO II – “PERCÉ” – BARBA BRANCA
Gravados e impressos na American Bank Note co. New York.

21-8-1878 – DOM PEDRO II – “AURIVERDE”
Gravados e impressos no Continental Bank Note co. Este é o primeiro selo impresso em duas cores utilizado no Brasil. Seu apelido: abacaxi.
Obs. O selo não emitido em papel fino amarelo, 47B, foi encontrado muitos anos depois de sua validade postal, daí não conhecido com carimbo. Melhor teria sido denominá-lo de “não posto em uso ou não circulado”. O selo 47B aparece sem goma.

1881 1888 – SELOS IMPRESSOS NA CASA DA MOEDA
A partir de 1881, foram empregados os selos fabricados na Casa da Moeda, indistintamente com os fornecidos pela ABN e pela Continental, ainda remanescentes.
A fim de evitar o aproveitamento dos selos já servidos e proteger o Correio contra a fraude, a Casa da Moeda empregou nestas emissões, propositadamente, um papel frágil e tintas de fácil descoramento.
Existe, portanto, uma grande gama de tonalidades para cada valor. Para a separação dos selos foi usada uma perfuradora com pinos com intervalos não uniformes, causando desta forma, uma denteação irregular de 13 a 14 dentes por 2 cm, na mesma linha. Dentes mais curtos, cores desbotadas, papéis porosos são naturais, não representando defeitos. As datas de circulação dos selos não correspondem necessariamente à ordem cronológica de confecção das chapas.

15-7-1881 – DOM PEDRO II – CARACTERÍSTICAS DOS “CABEÇA PEQUENA” E “CABEÇA GRANDE”

50 réis
no 48 – Cabeça pequena,
a) topete,
b) o cabelo cobre parte da orelha,
c) 10 linhas formam o fundo dos cartuchos laterais.

no 53 – Cabeça grande,
a) cabelo liso,
b) o cabelo não cobre a orelha,
c) 11 linhas formam o fundo dos cartuchos laterais.

100 réis
no 49 – Cabeça pequena,
a) topete,
b) o cabelo cobre parte da orelha,
c) o círculo de pérolas é completo,
d) o fundo tem linhas cruzadas e inclinadas (45) e linhas horizontais.

no 54 – Cabeça grande,
a) cabelo liso,
b) o cabelo não cobre a orelha,
c) o valor “100” corta o círculo de pérolas,
d) o fundo tem linhas cruzadas e inclinadas (45) e horizontais.

O desenho é completado por pequenos traços verticais, formando um conjunto de delicadas rosetas. Nas impressões com pouca tinta, os pequenos traços quase desaparecem. O busto apresenta 3 linhas paralelas.

200 réis
no 50 – Cabeça pequena,
a) mecha de cabelo branco,
b) a testa é saliente,
c) a barba é distante do pescoço,
d) o fundo tem linhas cruzadas, inclinadas (34) e horizontais.

no 56 – Cabeça grande,
a) o cabelo não apresenta a mecha,
b) a testa é arredondada,
c) a barba fica junto ao pescoço,
d) as linhas do fundo são cruzadas, inclinadas (34) e horizontais.

1882 1885 – DOM PEDRO 11 – “CABEÇA GRANDE”

CARACTERISTICAS DO “CABEÇA GRANDE” I0 réis
no 51a
a) a barriga da letra “B” e a perna da letra “R” de BRAZIL apresentam uma ponta.

no 51
a) a barriga da letra “B” e a perna da letra “R” de BRAZIL são arredondados.

100 réis
no 54 – Cabeça grande,
a) cabelo liso,
b) o cabelo não cobre a orelha,
c) o valor “100” corta circulo de pérolas,
d) o fundo tem linhas cruzadas, inclinadas (45) e horizontais.
O desenho é completado por pequenos traços verticais, formando um conjunto de delicadas rosetas. Nas impressões com pouca tinta, os traços quase desaparecem.
e) Na base dc busto temos 3 linhas.

no 55 a-b-c) iguais ao do selo 54,
d) o fundo tem linhas cruzadas, inclinadas (34) e verticais,
e) Na base do busto temos 4 linhas.

no 56
a) o cabelo não apresenta mecha,
b) a testa é arredondada,
c) a barba fica junto ao pescoço,
d) as linhas são cruzadas, inclinadas (34) e horizontais.

no 57
a) o cabelo não apresenta mecha,
b) a testa é arredondada,
c) a barba fica distante do pescoço,
d) as linhas de fundo são cruzadas e inclinadas (45).

1883 – DOM PEDRO 11 – FUNDO CRUZADO E LINHADO
Obs. As impressões dos selos 58, 59 e 60 costumam ser apagadas.
Existem provas dos selos da ABN e da Casa da Moeda. Consulte o Catálogo Enciclopédico de Selos e de História Postal do Brasil, editado em 1999, que apresenta uma classificação muito mais detalhada dos nossos selos do Império.
Fonte RHM

A Coleção de Selos D. Pedro compreende:
Cortado em Linha
Cabeça Grande
Cabeça Pequena
Cabecinha
Auriverde
Tipos Diversos
Fundo Cruzado e Linhado