Coleção do Numis editada em Software Livre Brasileiro – TAINACAN, já está disponível para acesso.

Coleção do Numis editada em Software Livre Brasileiro já está disponível para acesso.

No início do ano de 2023, o Museu Numismático aderiu ao Tainacan. Por 15 anos a instituição utilizou, enquanto Centro de Memória e Informação Pessoal – CEMIP, o ambiente arquivístico ARCHON.

O Tainacan é desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília, com apoio da Universidade Federal de Goiás, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e do Instituto Brasileiro de Museus.

O Tainacan é um software livre, e não tem nenhum custo de instalação ou atualização, podendo ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. Ou seja, você pode não só baixar e utilizar gratuitamente o Tainacan, como pode contribuir para o seu desenvolvimento e melhoria.

A migração da plataforma arquivística ARCHON para a plataforma museal TAINACAN teve início em setembro de 2023. No dia 15 de outubro de 2023 foi lançada a primeira coleção no ambiente virtual: a Coleção de Cofres. Ela está disponível, através do link no alto da página do Numis, conforme a seta indicativa na imagem.

O Numis aderiu ao tainacan por ser um ambiente que contribui para a preservação, e comunicação da produção cultural na Internet, por meio da gestão e compartilhamento de acervos. Além de catalogar, organizar, armazenar e compartilhar informações, ele se adapta às necessidades do usuário, permitindo que você configure e personalize suas coleções. Para isso, ele oferece uma série de recursos customizáveis, como a criação de coleções, metadados, itens, filtros e muitos outros. É uma solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet. Pensado para atender a realidade das instituições culturais, ele é um software gratuito, que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de forma fácil e intuitiva. Pode ser utilizado para o desenvolvimento de repositórios e bibliotecas digitais, bem como ações de comunicação, exposições e de difusão de acervos digitais.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *