Workshop Introdução à Numismática teve sucesso. Contemplou a chagada de novos sócios e de mais uma colecionadora mirim.

O Museu Numismático NUMIS em parceria com a Associação dos Amigos do Museu Numis, promoveu o 1º Workshop Introdução à Numismática. O Evento ocorreu na sede da instituição, no sábado, dia 25 de maio de 2024 em Porto Alegre. Nem mesmo a chuva e o frio foram suficientes para diminuir o calor humano que o evento ofereceu.

O Evento, palestrado pelo historiador e numismata Yuri Victorino, trouxe pontos importantes para a iniciação no universo das moedas e dinheiros. Apesar da chuva persistente na Capital do Estado do RS, tivemos bom número de participantes.

A palestra visitou os conceitos de dinheiro, moeda e suas subdivisões. Também contemplou uma breve história da moeda e da evolução dos meios de pagamento, as partes que compõem a moeda e a cédula, através da – desconstrução – dos seus elementos. Para tanto, se utilizou algumas ferramentas educacionais, tais como: lupas, catálogos de moedas e cédulas, microscópio eletrônico, reprodução de moedas romanas e chinesas antigas, projetor multimídia, moedas e cédulas e uma ampliação de moeda boliviana, doada por José Ignacio Pantoja Orihuela, fundador da Academia Internacional de Numismática.

Por fim, se pode conhecer os critérios de avaliação de moedas e cédulas brasileiras, assim como a evolução das mesmas através do tempo. Tudo isso colocando a mão na massa, ou melhor, mas moedas e cédulas.

Na ocasião, tivemos a adesão de um novo amigo do NUMIS, o advogado Alexandre Leal Marques. Também houve a oferta da caneca personalizada do NUMIS/AAMNN à museóloga Victória, que é a responsável pela gestão técnica no ambiente museal no TAINACAN, ao quel faz parte do portal do NUMIS na internet. O endereço eletrônico para acesso é: https://www.numis.mus.br/

Por fim, recebeu o Kit do Projeto Colecionador Mirim a nova mini associada de 6 anos, Beatrice Paradeda de Caldas.

Museu Numismático – NUMIS é uma instituição permanente e sem fins lucrativos, constituída para servir à sociedade e ao seu desenvolvimento, assim como ao fortalecimento da democracia e da diversidade social e cultural. É uma instituição aberta ao público, que adquire, preserva, gere, investiga, comunica e expõe acervo de conhecimento numismático, filatélico, sigilográfico e documental, com fins de promover ações educativas, respeito à diferença cultural e fruição reflexiva.

Administrativamente é vinculado à Associação dos Amigos do Museu Numismático – AAMNN, cumprindo papel fundamental na pesquisa e na preservação da memória da diversidade numismática no estado e do país. Seu acervo é constituído por acervo documental, bibliográfico e numismático de cunho local, regional, nacional e internacional. Contendo moedas, cofres, selos, sinetes e objetos tridimensionais, fotografias, entrevistas, documentos, objetos de uso cotidiano de conotação histórica, fiduciária além de documentação e referencial teórico de apoio, como obras sobre temas da numismática, sigilografia, história e ciências pertinentes a tema central: Numismática.

Faça como ela, seja um parceiro do NUMIS.

Você pode visitar o acervo de forma virtual, através do endereço eletrônico: www.numis.mus.br. Venha participar do Projeto NUMIS.

3 comentários

  1. Registros históricos de civilizações passadas sempre serão o esteio das civilizações futuras, e gerações presentes.
    Parabéns pela criação e conceito deste museu, Yuri!!!

    • Concordamos plenamente com a tua visão. É um dos nortes que seguimos… Obrigado pela consideração, mas o mérito é da equipe. São muitos envolvidos. Mesmo que eu esteja capitaneado o projeto, o trabalho é coletivo e voluntário. Fica o convite para que se junte a nós 😀🤝acesse o site e veja o.link de acesso à Associação dos Amigos do Museu Numismático NUMIS – AAMNN. Obrigado pelo retorno. Isso nos estimula 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *